No desenvolvimento de software sempre existem características que são ortogonais ao sistema.
Para remover a duplicação de código que tais características causam podemos utilizar interceptors, aspectos, proxies, etc para com isso decorarmos o nosso objeto com a funcionalidade que queremos.
A solução fica legal, mas a quantidade de código que precisa ser gerada às vezes poderia desencorajar a implementação pois a duplicação de código seria trocada em alguns casos por muito código.
Entretanto se você resolver desenvolver seu sistema em Scala uma solução muito mais simples poderá ser implementada.
Com a utilização de traits, você pode adicionar novas características a objetos com muita facilidade e pouco código.
Por exemplo, suponhamos que você queira realizar um profile de alguns objetos no seu sistema.
O seguinte código resolveria tal problema:
//classe que já possuo class T{ def f = print("Ola enfermeira!") } //trait que adiciona comportamento a interface de T trait Profile extends T{ abstract override def f = { val time = System.nanoTime() super.f println("Tempo total em nanos: " + (System.nanoTime() - time)) } }
Ao rodar o seguinte código:
val t = new T with Profile t.f
Obtemos o seguinte resultado: Ola enfermeira!Tempo total em nanos: 214972
O que acontece é que utilizando a palava with na declaração da variável eu estou dizendo ao compilador do scala que ele deve adicionar as caracteristicas na minha Trait Profile ao objeto.
Sim, isso é um tipo de herança
Logo quando eu chamo o método f, a implementação que é chamada é a da Trait e não do objeto T.
Nesse ponto um detalhe que precisamos notar é como o scala trata o super.
Quando chamamos o super dentro da implementação de f em T o método f chamado será o da implementação que está imediatamente a esquerda da definição da trait.
Ou seja, o seguinte código pode ser feito:
trait Smile extends T{ abstract override def f = { print("=)") super.f } } val t = new T with Profile with Smile t.f
Tendo como output: =)Ola enfermeira!Tempo total em nanos: 27238
A implementação que está mais a direita (no caso Smile) foi invocada.
Ao chamar super a implementação exatamente a esquerda foi chamada (Profile).No próximo super a implementação de T foi chamada.
Com tal forma de encadeamento seus objetos podem ser decorados de inúmeras formas.
Tem alguma idéia melhor de como criar tais características?
Coloque nas revisões desse post =)
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