quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Decorando objetos em Scala

No desenvolvimento de software sempre existem características que são ortogonais ao sistema.

Para remover a duplicação de código que tais características causam podemos utilizar interceptors, aspectos, proxies, etc para com isso decorarmos o nosso objeto com a funcionalidade que queremos.

A solução fica legal, mas a quantidade de código que precisa ser gerada às vezes poderia desencorajar a implementação pois a duplicação de código seria trocada em alguns casos por muito código.

Entretanto se você resolver desenvolver seu sistema em Scala uma solução muito mais simples poderá ser implementada.

Com a utilização de traits, você pode adicionar novas características a objetos com muita facilidade e pouco código.

Por exemplo, suponhamos que você queira realizar um profile de alguns objetos no seu sistema.

O seguinte código resolveria tal problema:

  //classe que já possuo
  class T{
    def f = print("Ola enfermeira!")
  }
  //trait que adiciona comportamento a interface de T
  trait Profile extends T{
    abstract override def f = {
      val time = System.nanoTime()
      super.f
      println("Tempo total em nanos: " + (System.nanoTime() - time))
    }
  } 

Ao rodar o seguinte código:

  val t = new T with Profile
  t.f

Obtemos o seguinte resultado: Ola enfermeira!Tempo total em nanos: 214972

O que acontece é que utilizando a palava with na declaração da variável eu estou dizendo ao compilador do scala que ele deve adicionar as caracteristicas na minha Trait Profile ao objeto.

Sim, isso é um tipo de herança

Logo quando eu chamo o método f, a implementação que é chamada é a da Trait e não do objeto T.

Nesse ponto um detalhe que precisamos notar é como o scala trata o super.

Quando chamamos o super dentro da implementação de f em T o método f chamado será o da implementação que está imediatamente a esquerda da definição da trait.

Ou seja, o seguinte código pode ser feito:

  trait Smile extends T{
    abstract override def f = {
      print("=)")
      super.f
    }
  }

  val t = new T with Profile with Smile
  t.f

Tendo como output: =)Ola enfermeira!Tempo total em nanos: 27238

A implementação que está mais a direita (no caso Smile) foi invocada.

Ao chamar super a implementação exatamente a esquerda foi chamada (Profile).

No próximo super a implementação de T foi chamada.

Com tal forma de encadeamento seus objetos podem ser decorados de inúmeras formas.

Tem alguma idéia melhor de como criar tais características?

Coloque nas revisões desse post =)

Nenhum comentário: